top of page
Buscar

Badges: uma outra forma de reconhecer competências na cultura digital




Em entrevista durante a Les Journées du e-learning, Sir John Daniel (Commonwealth of Learning) alertou que não basta a universidade mudar sua forma de ensino, é fundamental, também, repensar os meios de validação do conhecimento.


Atualmente, os modelos tradicionais de aferição de competências não são totalmente suficientes para validar o aprendizado que acontece em todo lugar e ao longo da vida na velocidade que a sociedade precisa, daí a importância do digital badge (emblema digital).


O que é um digital badge ?


Um digital badge ou emblema digital indicada e reconhece as competências de alguém, as quais podem ser obtidas em diferentes ambientes de aprendizagem (formais, não-formais e informais). Uma vez adquiridos, os emblemas podem ser exibidos em diferentes plataformas on-line: blogs, redes sociais, e-portfolios, páginas pessoais etc. Os emblemas são como medalhas que representam conquistas.


A digital badge is a validated indicator of accomplishment, skill, quality, or interest that can be earned in many learning environments. Open badging makes it easy for anyone to issue, earn, and display badges across the web—through a shared infrastructure that's free and open to all. (HASTAC)

Os badges digitais também podem ser úteis em processos de gamificação da aprendizagem, uma vez que se pode atribuir emblemas aos aprendizes à medida que eles alcançam níveis e realizam missões, atuando como uma forma de recompensa, que é um elemento de jogo fundamental na gamificação.


Os badges também podem ser utilizados dentro próprio Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem. No Moodle, por exemplo, é possível atribuir badges aos alunos de forma automática ou manual.

O que se deve ter em mente é que a principal função de um badge é reconhecer uma competência. Portanto, essa competência precisa estar bem definida.


Entre as vantagens do uso de badges em contexto educacional, eu destaco as seguintes potencialidades:


1- valorização das competências em vez da cumulação de diplomas;

2- reconhecimento do aprendizado informal;

3 - visibilidade das competências não reconhecidas em ambiente acadêmico;

4 - certificação mais ágil para o reconhecimento das competências na cultura digital;

5 - autogestão das competências pelo aprendiz;

6 - fácil de criar e distribuir (exige um bom planejamento);

8- promoção do engajamento quando utilizados como recursos de gamificação do processo de aprendizagem;

9- publicização das competências em sites e redes sociais;

10- podem ser utilizados tanto na educação formal quanto na educação corporativa.


#badges #emblemadigital

51 visualizações
bottom of page