Buscar

Flipgrid agora é gratuito para educadores




A Microsoft adquiriu o Flipgrid, possibilitando o acesso livre a todos os educadores e alunos do planeta.


O Flipgrid é uma plataforma de aprendizado social usada por mais de 20 milhões de educadores e estudantes em 180 países em todo o mundo. Seu objetivo é capacitar professores e ajudar os alunos a definir suas opiniões, compartilhá-las e a respeitar os diferentes pontos de vista.


Com o Flipgrid é possível realizar debates ou conversas em vídeo sobre um assunto proposto por um educador, que pode gravar a si mesmo para enviar uma pergunta a seus alunos.


Os alunos, por sua vez, participam contribuindo com suas respostas para a pergunta e gravando seus próprios vídeos por meio de aplicativos disponíveis para Android e IOS ou diretamente de um PC ou notebook. As contribuições dos alunos podem ser moderadas pelo professor, que também pode avaliá-las e enviar feedbacks personalizados por meio de vídeos.


A partir dessa ideia, a ferramenta oferece uma infinidade de possibilidades para uso dentro e fora da sala de aula e se torna uma ferramenta adequada para estratégias híbridas, como, por exemplo, a sala de aula invertida.


O grande trunfo do Flipgrid é possibilitar o desenvolvimento de competências socioemocionais, já que os alunos são estimulados a interagir com opiniões diversas de seus colegas. Acrescento, ainda, o desenvolvimento de competências como o pensamento crítico e a colaboração. Enfim, trata-se de uma ferramenta versátil e com alto potencial pedagógico, que permite romper os limites temporais e físicos das discussões em sala de aula tradicional.



81 visualizações